prospective education




PROSPECTIVE EDUCATION



Educational actions aimed at the humanistic formation of the person, focused on its philosophical and cultural enrichment, with a primary goal on planning and orienting an alignment between thinking, feeling and acting, in function of the development of the individual's vocational and existential projects in relation to the contexts of life and society that affect it.

Special projects for humanistic development on personal/professional training and for actions aimed at biopsychosocial recovery. Oriented
for anyone of any age and also for artists, teachers, monitors, psychologists, human resources, occupational therapists and also for interested groups, schools and institutions. Planning guidelines and expectations on doubts and vocational and existential conflicts,covering two more branches of possibilities:

Aesthetic Education - guidance and direction for the development and organization of concepts, issues and processes of artistic creation (for artists, teachers, instructors, psychologists, human resources, occupational therapists and also for groups, ex.: Theater, music)

Preventive Education - information, approach, intervention and referral to the bio, psycho and social risk on use and abuse of alcohol and drugs (development of specific projects for individuals, schools, businesses, institutions, families and groups interested).










EDUCAÇÃO PROSPECTIVA 

Ações educativas visando a formação humanística da pessoa, voltada ao seu enriquecimento filosófico e cultural, com foco principal no planejamento e na orientação para um alinhamento entre o pensar, o sentir e o agir, em função do desenvolvimento dos projetos vocacionais e existenciais do indivíduo em relação aos contextos de vida e sociedade que o afetam. 

Projetos especiais para desenvolvimento humanístico/formação pessoal/profissional e para ações visando a recuperação biopsicossocial. Voltados para qualquer pessoa de qualquer idade e também para artistas, professores, monitores, psicólogos, recursos humanos, terapeutas ocupacionais e também para grupos interessados, escolas e instituições.Orientações de planejamento e expectativas sobre dúvidas e conflitos vocacionais e existenciais, abrangendo mais dois ramos de possibilidades:

Educação Estética - orientação e direção para o desenvolvimento e organização de conceitos, questões e processos de criação artística (para artistas, professores, instrutores, psicólogos, recursos humanos, terapeutas ocupacionais e também para grupos, ex .: Teatro, música)

Educação Preventiva - informação, abordagem, intervenção e encaminhamento para o risco biológico, psico e social sobre o uso e abuso de álcool e drogas (desenvolvimento de projetos específicos para indivíduos, escolas, empresas, instituições, famílias e grupos interessados). 


ABORDAGENS:

"A PESSOA NA VOCAÇÃO / CONFLITO / RISCO / COLAPSO"

Atendimento Individual para Planejamento do Desenvolvimento Humanístico da Pessoa 

Com o Educador Fernando Henrique Catani

Público Alvo: Para pessoas de qualquer idade que busquem ou necessitem de atendimento e orientação profissional individual em seus processos de formação psicológica, social e cultural, visando o reconhecimento e a organização de sentimentos e pensamentos, criando novas reflexões sobre sua vida, propondo ações transformadoras e intervenções estratégicas em seu cotidiano para interferir e implementar mudanças definidas como indispensáveis, desde as situações de risco e conflito até no planejamento de desenvolvimento pessoal em todas as áreas da sua vida.

A Proposta de Atendimento Individual: Um serviço profissional específico num espaço reservado e adequado que, partindo da observação e da análise dos processos de educação informal por que passaram e ainda passam as pessoas, disponibiliza atendimento, consultoria e orientação individual para a elaboração e organização de eventos educativos na vida das pessoas, que apresentem a estas novas concepções de vida, novas estratégias e táticas para o agir cotidiano que possibilitem adotar perspectivas e atitudes inéditas de aprimoramento diretamente voltados ao seu desenvolvimento humanístico, claramente entendido nos dias de hoje como uma das mais importantes, necessárias e urgentes tarefas para a revalorização e revitalização das qualidades humanas tão imprescindíveis na construção de nossa sociedade.

Uma abordagem diferenciada, uma outra alternativa: Esta proposta espera representar assim uma necessária alternativa entre as iniciativas de atendimento para a organização do desenvolvimento pessoal e também profissional, justamente por oferecer uma outra perspectiva para além das abordagens exaustivamente clínicas usualmente empregadas e que muitas vezes são precipitadas em diagnósticos que não levam em conta os contextos em que as pessoas se encontram e que apontam distúrbios e patologias onde, quem sabe, estes ainda não ocorram realmente.

A importância de um programa de educação preventiva e prospectiva aparece como fundamental porque é preciso entender a condição das pessoas e de suas necessidades antes de estigmatizações apressadas, pois, nem todo medo, ilusão, dúvida, insegurança, incerteza, anseio ou necessidade humana é um problema clínico e nem todo problema humano é um distúrbio patológico com uma demanda terapêutica para a determinação de mais um “paciente” em tratamento.

Para entender as necessidades da pessoa antes de rotulá-las, e provocá-la a atuar como sujeito de sua própria mudança esperada, é preciso o acompanhamento de um profissional que esteja envolvido num conhecimento generalista, e este é o verdadeiro papel do pedagogo, capaz de abranger toda a complexidade fenomenológica da vivência humana, expressas a partir de suas características históricas e culturais, sejam estas biológicas, psicológicas, sociológicas, antropológicas ou filosóficas.

Voltado a pessoas de todas as idades, a proposta consiste em criar, juntamente com o indivíduo, procedimentos de autoconhecimento e auto-intervenção nesse processo de educação informal que está nesta experiência complexa do viver social e cultural, prevendo a contextualização, a reflexão, a tomada de consciência e a atitude ativa sobre as necessidades dessa pessoa diante das suas dúvidas, desafios, conflitos e possíveis sofrimentos individuais, sejam estes vividos na escola, no trabalho, na família, na sociedade ou em condições especiais da vida.

Investimento: Contribuição espontânea



CURSOS: 


"ALMA de ARTISTA" 

O Processo de Criação Poético/Estético

Uma Proposta para Fundamentação Teórico-Prática do Fazer Artístico

Com o Artista Visual e Educador Fernando Henrique Catani

Público Alvo:Educadores, professores, monitores, cuidadores, oficineiros, artistas e também interessados em geral em desenvolver seus saberes e práticas acerca dos processos de realização artística e da organização de atividades artísticas.

Objetivo:

a)Oferecer e incrementar a aproximação ao universo da criação artística contemporânea através da realizações técnicas e de reflexões sobre temas filosóficos e poéticos fundamentais para o sentir, pensar e agir pela perspectiva da alma artística humana.

b)Oferecer perspectivas e saberes alternativos relacionados às formas de arte contemporâneas que incentivem os participantes a uma elaboração autônoma de projetos artísticos próprios e da organização de atividades artísticas em aulas e oficinas culturais.

Conteúdo do Curso:

1. A Importância do Cultivo da Imaginação (James Hillman)

O espaço
O material
A técnica
O resultado

2.A Necessidade de uma Filosofia Intuitiva (Gastón Bachelard)

O processo de criação
A invenção da atividade
A descoberta do tema
A expressão do tema

3.Panorama do Contexto Histórico-Cultural da Arte Contemporânea (G.C. Argan)

A atitude modernista
O nascimento do artista ativista
O ser humano mundial

4.Os Arquétipos na Sociedade Contemporânea – A Alma Rústica e o Espírito do Mundo

5. As Doze Disposições da Poética Artística

6. Os Seis Temas Primitivos da Alma Artística

Metodologia:

a) Palestras expositivas sobre temas específicos relacionados ao objetivo do curso

b) Discussões orientadas baseadas em poemas, pequenas citações em textos escolhidos e em pequenos trechos de audiovisuais e filmes.

c) Oficinas artísticas de iniciação em desenho, pintura, colagens, fotografia, coreografia, interpretação, percussão e sonoridade para cultivar a imaginação artística o desenvolvimento da intuição poético dentro da proposta do curso.

Duração e Formato:

- Duração de 6 semanas – total de 30 horas/aula - divididas em 6 módulos de 2 encontros semanais com duração de 2 horas e 30 minutos cada (com um dois intervalos de 15 minutos).

- Cada encontro será dividido em palestras expositivas e atividades práticas dirigidas.

- Encerramento com evento cultural e exposição do resultado das atividades no espaço do Galeria MundoArtista (marcado em data diversa do programa do curso)

Obs.: Para cada um dos 6 módulos é disponibilizado um texto impresso de autoria de Fernando Henrique Catani explanando o tema em que constam todas as referências bibliográficas e citações apresentadas.

Investimento:contribuição espontânea


"PRALMAS" 

O Processo da Recuperação da Adicção na Família e na Sociedade

Uma Proposta de Educação Psico-Sócio-Cultural Pós-Tratamento para a Família e o Adicto em Recuperação

Com o Educador Fernando Henrique Catani

Público Alvo: Familiares de adictos e adictos em recuperação na situação de pós-tratamento

Objetivo:

a)Orientar e organizar o desenvolvimento da recuperação da adicção entre familiares, e adictos em recuperação, em seu contexto sócio-cultural, com ênfase na reeducação da personalidade em função de temas filosóficos e psicológicos fundamentais da alma humana.

b)Oferecer perspectivas e saberes alternativos para que a família do adicto em recuperação, e o próprio adicto em recuperação, encontrem a melhor maneira de entender e agir diante da complexidade do processo de recuperação da adicção nos dias de hoje.

Conteúdo do Curso:

Tópicos Iniciais:

1.A Importância do Cultivo da Imaginação
2.A Necessidade de uma Filosofia Intuitiva
3.Panorama do Contexto Histórico-Cultural das Drogas
4.O Medo e A Ilusão na Sociedade Contemporânea
5.Do Herói da Personalidade ao Herói da Alma

Tópicos Especiais:

1.As Doze Disposições da Poesia
2.Os Seis Temas Primitivos da Alma Artística
3.A Organização pelo Amor - LUX UMBRA DEI

Metodologia:

a)Palestras expositivas sobre temas específicos relacionados ao objetivo do curso

b)Reuniões de discussões orientadas baseadas em poemas, pequenas citações em textos escolhidos e em pequenos trechos de filmes, que retratem temas importantes relativos a uma melhor maneira de viver a recuperação.

c)Oficinas artísticas de iniciação em desenho, pintura, colagens, fotografia, coreografia, interpretação, percussão e sonoridade para cultivar a imaginação artística o desenvolvimento cultural dentro da proposta do curso.

Obs.: Também é oferecida a possibilidade de reuniões exclusivas com famílias interessadas, ou somente com indivíduos para estudos de pontos específicos que não tenham sido abrangidos pelos encontros do curso (o horário e os valores para esse atendimento é extra curso)

Duração e Formato:

-Curso Livre com duração de 8 meses - com 96 horas - divididas em 8 módulos de 4 encontros mensais com duração de 3 horas cada (com um dois intervalos de 15 minutos a cada hora).

-Reuniões exclusivas com famílias ou indivíduos interessados (proposta alternativa com horários e valores combinados separadamente)

-Encerramento com evento cultural no espaço do Galeria MundoArtista (marcado em data diversa do programa do curso)

Obs.: Para cada um dos 8 módulos é disponibilizado um texto impresso de autoria de Fernando Henrique Catani explanando o tema em que constam todas as referências bibliográficas e citações apresentadas.

Espaço:

Todas as reuniões e atividades acontecerão nas dependências do Ateliê Mundo Artista, situado à rua Dona Joana de Gusmão, 61 no Jardim Guanabara em Campinas SP, fone contato (19) 32429710 ou (19) 91145776 e-mail: mundoartista@gmail.com que está equipado adequadamente para oferecer as condições necessárias à proposta do curso.

Investimento:contribuição espontânea